quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Lançado "Dia do Bioma Pampa"



Dia 17 foi lançado o mapeamento da cobertura vegetal do Bioma Pampa no salão de festas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
A Presidente da FEPAM (Fundação Estadual de Proteção Ambiental)Ana Pellini, esteve presente para receber do superintendente do IBAMA, Fernando da Costa Marques o documento e ouviu críticas ..."ao licenciamento para atividades de silvicultura da forma como isso está sendo encaminhado pelo órgão, sem consideração ao zoneamento ambiental já realizado."
Houve protestos por parte de diversas pessoas que lá estiveram, inclusive alunos com faixas contra as plantações de eucliptos aqui no sul do país.
Parece ironia, mas o Presidente Lula acabou assinando no dia 12/12 decreto presidencial criando o DIA DO BIOMA PAMPA que homenageia o dia do nascimento do ambientalista gaúcho José Lutzenberger no dia 17 de dezembro. Céticos diriam que não adianta muito, no entanto acreditamos que já é um bom começo para divulgar um bioma que está sendo destruído antes mesmo de ser conhecido pelos brasileiros.
Nas escolas quase não se fala em biomas. Na sociedade poucas pessoas sabem o que significa.É necessário que os gaúchos se mobilizem e levem ao governo a exigência de transformar em Patrimônio Nacional este Bioma único e que no Brasil está localizado somente no Rio Grande do Sul.
Para maiores informações a respeito do Mapeamento da Cobertura Vegetal do RGS pelo GT do Bioma Pampa: http://mapas.mma.gov.br/mapas/aplic/probio/datadownload.htm??
Fonte desta notícia e foto: Maria Helena Firmbach Annes, Ibama/RS

2 comentários:

Anônimo disse...

Maiores informações sobre o tema no site www.defesabiogaucha.org

Saudações!

Anônimo disse...

Visite o site www.defesabiogaucha.org e saiba mais sobre este tema

Att