sábado, 22 de setembro de 2007

"EL CAMBIO"




Estamos em plena época de câmbios, e não significa somente os câmbios na economia dos países. Na acepção mais ampla, o mundo está sofrendo profundas mudanças de ordem social e climática.
As pessoas estão ouvindo falar com mais freqüência das ações humanas que estão afetando direta e indiretamente o clima na Terra. Infelizmente isso não significa que estão sensíveis ao papel que desempenham para contribuir com estas mudanças, ao contrário, a maioria pensa que “alguém” vai desenvolver tecnologias ou soluções para problemas pelos quais também são responsáveis. Pudemos sentir claramente esta tendência em dois países distintos _ Brasil e Argentina. No âmbito geral, espera-se que os governos tomem providências, que as ONG façam sua parte, que o outro comece, mesmo sabendo que as ações devem partir de cada um em particular.
Felizmente é possível sentir também uma vertente de acontecimentos e ações sociais benéficos proporcionados por uma quantidade cada vez maior de pessoas. Estas se ocupam em modificar hábitos e ações que foram padrão durante muito tempo entre nós: _cuidar somente de nós mesmos e não ter preocupação com as futuras gerações de pessoas, plantas, animais, das águas, do solo, do clima, do planeta, afinal.
Estamos bem agora que pudemos estreitar nosso contato com pessoas especiais assim.
GAIA ( http://www.gaia.org.ar/) foi o melhor câmbio que nos aconteceu em três décadas!


As fotos, gentileza do Carlos: A primeira , da esquerda para direita, Diana, tradutora e colega de curso, David Holmgren, Gustavo Ramirez, sua companheira de vida e de trabalho em GAIA, Silvia Balado e seu filho Tobias. A segunda foto é do grupo de trabalho de projeto para desenvolvimento de lotes sustentáveis. Da esquerda para direita: Chris, Carlos, Jusce, David Holmgren, co-criador da Permacultura e um dos mestres, Miguel e Quito.

Nenhum comentário: