segunda-feira, 9 de junho de 2008

O CAOS DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL NO RIO GRANDE SUL




Assistimos estupefatos o Ministro do Meio Ambiente mencionar os importantes Biomas brasileiros e ignorar completamente o Bioma Pampa do sul do Brasil, este desconhecido até mesmo pela maioria dos gaúchos. E se não tomarmos atitude de gaúcho, acabará sendo extinto e desconhecido que sempre foi. Temos apontado as falhas do "desenvolvimento sustentável" e do uso abusivo, incorreto e tendencioso do termo por parte das políticas públicas não menos equivocadas e tendenciosas que insistem em abrigar e favorecer as corporações multinacionais da silvicultura no estado do Rio Grande do Sul, a despeito da vontade da maioria dos gaúchos.
Agora é a vez de apontar o "desmonte" no sistema responsável pelas atividades de planejamento e gestão ambiental, o Departamento e Qualidade Ambiental, com a pretensa desculpa de que as licenças ambientais, do geito como estão sendo elaboradas, "oneram e atrasam o desenvolvimento econômico" no estado, como se este fosse patrocinado somente silvicultura. Pois é exatamente para favorecer as empresas protutoras de celulose que os órgãos ambientais responsáveis pela emissão de licenças no RGS estão sendo literalmente desmantelados.

Não discordamos completamente sobre a reestruturação dos órgãos ambientais no RGS, só da maneira e do motivo como está sendo conduzida.


Maiores detalhes sobre a polêmica dos órgão ambientais do RGS no link abaixo:

Nenhum comentário: