segunda-feira, 24 de agosto de 2009

ÁGUA ENVASADA _ Necessitamos realmente dela?



Refletir na real necessidade de portar uma garrafinha com água, equivale pensar nos riscos à saúde humana, ao ambiente, aos outros animais e à economia mundial.
Pode parecer que a água contida nas garrafas de plástico é mais saudável que as demais, como a das nascentes e a água que sai das caixas de armazenamento das casas para as torneiras.
Alguns motivos para abandonar o hábito consumir água “engarrafada”:
O calor pode filtrar químicos como o Bisphenol-A (BPA), lixiviados da água envasada que afetam a saúde e podem levar ao desenvolvimento células cancerígenas. Isto acontece desde o armazenamento nos armazéns e galpões,onde as temperaturas variam entre 25ºC e até 40ºC, durante o transporte, onde as temperaturas variam mais ainda, e carga e descarga, até chegar ao consumidor. É só imaginar o risco à saúde....
O ambiente está cada vez mais contaminado pela produção, embalagem, transporte e eliminação dos plásticos das águas envasadas.
"Cada cidadão norte-americano gasta em média U$400 por ano em garrafas d’água.
26.000.000.000 de litros são quase 28.000.000.000 de garrafas por ano, das quais, 86% terminam no lixo e contaminando o Nicho Ecológico (do qual os humanos fazem parte diretamente).
17.000.000 de barris de petróleo são usados para produzir garrafas, petróleo suficiente para abastecer 100.000 carros por ano.
2.500.000 toneladas de dióxido de carbono são expelidas para a atmosfera durante a produção deste material. "*
Além disto, com o que se gasta por ano pelos consumidores da água na garrafa, cada pessoa no planeta poderia ter água potável e saneamento adequado.


*dados nos EUA, no Brasil ainda não temos dados concretos sobre o consumo por pessoa

Um comentário:

creonte38 disse...

Fico feliz que haja no mundo gente como você. Ele passou a ser mais com a sua presença. Continue assim postando coisas que necessitam martelamento diário.