terça-feira, 4 de agosto de 2009

O que é um Bioma





Uma definição técnica: bioma é uma formação contínua, com características próprias, com vegetação, relevo e hidrografia, que conferem uma caracterização exclusiva daquele espaço geográfico, ou:
Todos os seres vivos de uma determinada região, cuja vegetação tem bastante similaridade e continuidade, com um clima mais ou menos uniforme e uma história comum em sua formação, resultando numa diversidade biológica também muito parecida constitui um bioma. Um bioma também pode ter uma ou mais vegetações predominantes.

Área biótica é uma região geográfica ocupada por um bioma, havendo muitas semelhanças entre as paisagens dos continentes da Terra devido à influência do macroclima decorrentes do tipo de solo, condição do substrato e outros fatores físicos.

O Brasil possui sete biomas: Mata Atlântica, Amazônia, Cerrado, Caatinga, Campos Sulinos, Costeiro e Pantanal.

O Pampa,
termo de origem indígena para “região plana”, é um bioma endêmico do Rio Grande do Sul e o cenário mais típico desse estado, além de ser único no Brasil . Ocupa dois terços do Estado, abrangendo as regiões da Campanha e da Fronteira Gaúcha, parte das Regiões Missões, Central e da Planície Costeira. Esta denominação, no entanto, corresponde somente a um dos tipos de campo, mais encontrado ao sul do Estado do Rio Grande do Sul, atingindo o Uruguai e a Argentina.

Um comentário:

creonte38 disse...

Olá Juscelita vi o comentário que deixaste eu meu blog e vi que acrescentaste meu site e meu blog no que acompanhas, coloquei o seu na minha página de blog tb. Obrigado por deixar seu comentário, beijos.
Ah e essa coisa da casa estar disponível em Alegrete, posso cobrar de pousar por lá quando for correr por aqueles lados???