sexta-feira, 19 de setembro de 2008

BRASIL IMPORTA AGROTÓXICOS PROIBIDOS


A despeito de incentivar o agronegócio, o governo brasileiro vem, descaradamente, cedendo às pressões do Sindicato das Industrias de Defensivos Agrícolas (Sindag), permitindo até julho deste ano a importação de 6 mil toneladas de substâncias proibidas na União Européia, apesar de fabricadas por lá mesmo. Esta é uma tática da união européia de livrar-se substâncias que fazem parte de produtos rejeitados pela população e proibidos dentro do bloco. Essas substâncias entram na composição de produtos utilizados em culturas de mais de 24 alimentos,dentre eles, as frutas, as verduras e os grãos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta sobre a incidência de problemas no sistema nervoso, reprodutivo, além do câncer, que a população adquire através destas substâncias.
O próprio governo brasileiro e a OMS passaram a pressionar a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), responsável pela liberação destas substâncias, para que reavalie o registro de nove (09) destas substâncias que fazem parte da composição de 99 agrotóxicos. Seria o suficiente para quem é "bombardeado" por veneno em praticamente tudo o que come ou mantém contato?!
É importante manter-se alerta para estas ocorrências pontuais de ataques das corporações, em associação aos agentes inescrupulosos presentes nos órgãos do governo, contra a saúde dos brasileiros....

* a foto é de uma sementeira para horta orgânica.

Nenhum comentário: