quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Saúde, Felicidade e Neuropeptídeos


Uma estreita relação entre nossa pré-disposição à felicidade, ao sucesso nos objetivos e nossos relacionamentos interpessoais está sendo estabelecida recentemente pelos neurocientistas e outros pesquisadores por aí....o que muitas pessoas já perceberam intuitivamente e exercitam todos os dias: o relacionamento que estabelecemos com a vida e com os outros são os maiores responsáveis por tudo de bom ou ruim que possa nos ocorrer, tanto na saúde, quanto na doença.
Mas o que há de espetacular nisso? A novidade não é tão nova assim, pois em 1985 no painel sobre as relações mente/corpo no Simpósio sobre Consciência e Sobrevivência, patrocinado pelo Instituto de Ciências Noéticas, onde a questão era _ A Consciência Individual sobrevive à morte Física? - já se estudava o papel dos neuropeptídeos. Estas substâncias químicas produzidas e liberadas pelas células cerebrais e outras células se agregam a receptores específicos, tal como a 'chave' e a 'fechadura', modelo antigo para explicar como estas células 'se encaixam', formando uma verdadeira rede de informações dentro do corpo. Os neuropeptídeos 'falam' e os receptores 'ouvem'. Quando temos um pensamento o cérebro produz substâncias que abrem 'janelas' para a atuação dos sentimentos. Se o pensamento foi bom, como a agradável sensação que nos invade ante a visão da pessoa amada, o organismo vai ser invadido por substâncias químicas produzidas pelo cérebro que são resultado da assimilação dos neuropeptídeos nos compartimentos da membrana das células.
Novamente _ os maiores responsáveis por tudo de bom ou ruim que possa nos ocorrer, tanto na saúde, quanto na doença, somos nós e as pessoas com as quais nos relacionamos. Relações interpessoais são geradoras de energia, então devemos cuidar qual tipo de energia queremos absorver e liberar para termos saúde, amor, tranquilidade, amizade..... equilíbrio.



Um comentário:

Unknown disse...

mas sabes que concordo...r...